segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Eu e a dieta paleolítica

Encontrar uma dieta como esta é realmente muita sorte. um encontro perfeito do conhecimento com a possibilidade de se acreditar que isso é verdade.

Digo isso porque, logo de cara, essa dieta vai na contra-mão da imensa maioria de médicos e nutricionistas que dizem que comer gordura faz mal e que grãos integrais é que fazem bem a saúde. Até eu mesmo acreditava nisso até bem pouco tempo atrás.

Pois bem. Na dieta paleolítica o que se pensa é mais ou menos o inverso disso. Explico.

O conceito é bem sutil, e no começo pode-se criar muitas confusões na cabeça do iniciante desta dieta (pelo menos aconteceu comigo). O fato é que para executar bem, a dieta tem de ser bem estudada para evitar enganos. Mas, quando bem compreendida e executada, a dieta por si só é capaz de restaurar a saúde de forma incrível, como aconteceu comigo. Meu apetite, que antes era enorme, passou a ficar bem moderada. E mesmo quando a fome bate, não é nem de perto o desespero de antes.

Depois das refeições que estou fazendo agora, já não sinto mais o cansaço e o sono de querer mergulhar na cama por pelo menos umas duas horas. As tremedeiras passaram, estou emagrecendo a um ritmo bem rápido (mais ou menos 2 quilos por semana) e estou recobrando a vitalidade em todos os sentidos. Sem exageros.

Não consigo demonstrar aqui minha felicidade. Agora posso trabalhar duro o dia inteiro e minha família agora pode contar comigo.

Confesso que estou um pouco constrangido por descrever a situação lastimável em que me encontrava. E o único motivo para mostrar esses detalhes é para afirmar que A DIETA PALEOLÍTICA FUNCIONA. Sinto que vai ser meu estilo de vida daqui por diante.

Não vou dizer que já sei de tudo sobre a dieta paleolítica. Estou a apenas um mês e mudando meus hábitos ainda. Então vou resumir muito brevemente por enquanto, mas deixo esse link para o Blog do Dr. José Carlos Souto para saber mais.
  • Não comer grãos, pães e açúcar;
  • Comer ovos, carnes, peixes, frutos do mar;
  • ingerir apenas gordura animal e seus derivados;
  • Abolir o óleo de soja e gordura hidrogenada (exceto o azeite de oliva extra-virgem);
  • Comer frutas com moderação;
  • Não é preciso contar calorias. Coma até atingir a saciedade.


Existe uma variante desta dieta que é o conceito de "low carb, high fat", que fica para a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário